1)O termo é a transliteração do grego
"βαπτισμω" (baptismō) para o latim (baptismo), conforme se vê na
Vulgata em COLOSSENSES 2:12. Este substantivo também se apresenta como
"βαπτισμα" (baptisma) e "βαπτισμός" (baptismós), sendo
derivado do verbo "βαπτίζω" (baptizō), o qual significa:
"batizar", "imergir", "banhar",
"lavar", "purificar, "salvar", "derramar",
livrar, "cobrir" ou "tingir", conforme utilizado no Novo
Testamento e na Septuaginta.
2)O batismo é o sinal visível da graça de Nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo, pela qual (graça) nos tornamos participantes da comunhão
do Espírito Santo e herdeiros da vida eterna. O batismo substituiu, na nova
aliança em Cristo, o sinal do pacto com Deus que a circuncisão representou no
Antigo Testamento. (COLOSSENSES 2: 11- 12)
3)QUAIS AS FORMAS DE BATISMO?
ESCLARECIMENTO
MELHOR: Como já vimos, a palavra batismo vem da palavra grega
"βαπτίζω" (baptizō). Conforme o seu uso no grego, quer dizer
“imergir”. No entanto, um estudo minucioso de teólogos sérios, observaram que,
tanto a palavra “baptizō”, quanto outras palavras, assumem diferentes sentidos,
conforme o uso e o contexto. EXEMPLO: Os imersionistas argumentam que a
narrativa do batismo de Jesus (MATEUS 3: 16 e MARCOS 1: 9-10), que diz “no rio
Jordão” e “ao sair da água”, indica que o batismo foi imersão. No entanto,
vemos que o uso judeu de “baptizō” tem um sentido diferente quando usado em
LUCAS 11. 37- 39, que faz referência a lavagem cerimonial das mãos. O mesmo
pode-se dizer da narrativa de MARCOS 7: 1- 7 com referência à lavagem de copos,
jarros e vasos no versículo 4. Ora, lavar e mergulhar são coisas bem distintas.
E a palavra aqui é batizar: as mãos, batizar copos, jarros, vasos e camas.
4)Observe que, o derramamento do Espírito Santo sem nem
uma gota d,água, é um batismo, MATEUS 3: 11. ATOS 1: 5.
5)Observe também, que, os israelitas (os judeus), foram
batizados em Moisés na nuvem e no mar; talvez sem molhar nem os pés, 1
CORÍNTIOS 10: 1, 2. ÊXODO 14: 15- 31. Os egípcios quem foram cobertos com água,
e não significa batismo.
6)Em MARCOS 7: 4, onde o termo não representa o baptismo
cristão, o verbo é traduzido em diferentes versões da Bíblia, por: lavar,
limpar, aspergir, ou batizar.
7)O batismo é visto como um sacramento e o fundamento da
comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao baptizando a
bênção e a graça de Deus. O baptismo não
só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como
também é necessário para a salvação.
8)Em algumas denominações o baptismo é dado às crianças
(baptismo infantil), e a convertidos adultos que não tenham sido antes
baptizados.
9)Batizam
crianças, as vezes não porque consideram ou acreditam na condição de criança
pagã, pelo contrário, considerando que qualquer criança, antes da idade da
razão, é salva, mas porque tem consciência de que o batismo infantil é uma
consagração da criança a Deus e significa a entrada da criança como
participante da comunidade de fé, que é a Igreja, como era a circuncisão para
as crianças de Israel. Cuidam da educação religiosa das crianças, porque não as
levar ao altar de Deus para um pacto como o batismo? Assim faziam os judeus;
não era membro do povo de Deus quem não trouxesse na carne o sinal da aliança,
representada pela circuncisão. Como muitas Igrejas fazem apresentação das crianças, porque não
batizá-las? Pois é pacto, sinal da
aliança com Deus.
10)Ora, se o batismo substitui, na nova aliança em
Cristo, o sinal do pacto com Deus que a circuncisão representou no Antigo
Testamento (COLOSSENSES 2: 11- 12), e se
Deus manda em GÊNESIS 17: 9, 14 Abraão circuncidar todos os machos no oitavo
dia, podemos concluir que com a substituição deste ritual de iniciação no
Cristianismo, e acima de tudo com a valorização do sexo feminino, também
salientada por Cristo, vemos que, não mas somente os machos, mas, machos e
fêmeas, passam a gozar do privilégio desta maravilhosa experiência.
11)No tempo das comunidades cristãs, vários textos
mostram que os convertidos levavam sua família para ingressarem juntos na fé em
Cristo. Vejamos alguns exemplos:
12)ATOS
16: 15 – Lídia ao se converter foi batizada juntamente com toda “sua casa”;
13)ATOS
16: 33 – O carcereiro se converte e o texto diz que foi batizado ele e “todos
os seus”;
14)I CORÍNTIOS. 1: 16 – Estéfanes e toda sua casa foram
batizadas por Paulo;
15)ATOS
18: 8 – Crispo o chefe da Sinagoga de Corinto, foi batizado com toda sua
família.
Não
há prova de que, não existiam crianças sendo batizadas
16)"O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o
candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome
de Deus (Jesus), Pai, Filho e Espírito Santo). O Baptismo significa imergir na
plenitude, na morte de Cristo, e ressurgir com Ele como «nova criatura». O baptismo
perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas pelo
pecado. Possibilita aos baptizados a participação na vida trinitária de Deus
mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere
também as virtudes e os dons do Espírito
Santo. Uma vez baptizado, o cristão é para sempre um filho de Deus, pertence
para sempre a Cristo. Algumas Igrejas insistem no baptismo às crianças porque
tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder
do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus
4, isto faz com que as pessoas não têm o direito de durante seu crescimento
pecar novamente já que Jesus Cristo não voltará a terra para novamente morrer
na cruz e dar-lhes o direito de ser perdoados. Ainda segundo algumas
denominações, embora o baptismo seja fundamental para a salvação, todos aqueles
que morrem por causa da fé (baptismo de sangue), [...] todos os que sob o
impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus
e se esforçam por cumprir a sua vontade (Baptismo de desejo), conseguem obter a
salvação sem serem baptizados, porque Cristo morreu para a salvação de todos.
Quanto às crianças mortas sem serem baptizadas, a Igreja na sua liturgia
confia-as à misericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita” .
17)Muitos cristãos novos têm se filiado às igrejas
imercionistas simplesmente porque
não compreenderam o
significado pleno do batismo “com água”. A defesa
deste tipo de
batismo provém de uma má compreensão de algumas
afirmações bíblicas como:
“desceram à água, batizados no rio
Jordão, sepultados com
Cristo, muitas águas...”; expressões que parecem significar
imersão na água, para aqueles
que não estudaram
a bíblia em sua verdadeira luz e
significado.
18)Muitos não sabem
que o batismo tinha sido ministrado por aspersão e derramamento antes de
João Batista nascer. Não sabem que a
“lei e os profetas” requer a aspersão e derramamento como forma de batizar. Não
sabem que o lugar em que o eunuco foi batizado era deserto e
não havia rio
ali. Não sabem que “sepultado com Cristo” significa literalmente
sepultado com ele “na morte”, e não na água. Não sabem que
“no Jordão” tem o
mesmo significado que “na Galileia”, “em Samaria”. Não sabem que “muitas águas”
em grego significa “muitas fontes” e não muita água (volume).
19)Batismo,
o Sinal da Aliança da Graça.
O Batismo é o sinal visível, da graça
invisível na aliança “concerto, pacto” com
Abraão e seus filhos na fé. É um
sinal externo, de um concerto eterno, com o Deus eterno.
20)Primeiro
vem a
graça, pela operação interna do Espírito Santo, depois
a aplicação de seu símbolo
externo, o ato do batismo com água.
21)“Cremos
e confessamos que Jesus Cristo, o qual é “o fim da lei”
(ROMANOS. 10: 4), derramou
seu sangue, acabou com qualquer outro derramamento
de sangue que se possa ou queira realizar para a
propiciação e santificação dos pecados.
Tendo abolido a circuncisão, que
se praticava com sangue, e era feita somente nos homens, ele instituiu em lugar
dela o sacramento do batismo, para homens e mulheres”.
22)“Por isso, Cristo mandou batizar todos os seus “em
nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (MATEUS 28: 19). Dessa forma, ele
nos da a entender que assim como a água tira a impureza do nosso corpo, quando
derramada em nós...
, assim o sangue de Cristo, através do Espírito Santo, lava
a alma, purificando-a e
limpando-a de todas as impurezas e iniquidades...”. “Por isso, cremos que quem
quer entrar na vida eterna, deve ser batizado uma só
vez. O batismo não precisa ser
repetido, porque também não podemos nascer
duas vezes e
porque esse batismo tem utilidade
não somente no momento em que o recebemos, mas durante a vida inteira”.
23)Estamos
completamente e claramente convencidos de que o derramamento ou aspersão com
água sobre uma pessoa em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, não
batismo pagão.
24)As
fontes batismais que ainda se encontram entre as ruínas das igrejas mais
antigas na palestina, e que remontam a tempos
muito primitivos, não
são suficientemente grandes
de modo a admitir o
batismo por imersão de uma pessoa adulta; e obviamente jamais foram
designadas para este uso.
25)No Velho Testamento, a única Bíblia que os
profetas, João Batista,
Jesus e os apóstolos possuíam,
não há uma única passagem nas escrituras, quer no Velho quer no Novo
testamento, que prove a imersão modo errado de batizar; que a imersão simboliza
o que Deus e o Filho do Homem pretendiam.
26)Deus
mandou Moisés aspergir água como símbolo de purificação, e por toda a
era profética os
profetas ensinaram e praticaram a
aspersão, porque João mudaria isso?
27)Os
que praticam a imersão crêem que o Batismo representa o sepultamento e a
ressurreição de Cristo.
Com base no fato da purificação dos pecados em ISAÍAS 43: 25, que é
em nós aplicado
pelo Espírito Santo. Nós cremos, que está mais
relacionado com a obra do Espírito Santo, que opera em nós a
purificação dos pecados.
28)“O
batismo com Espírito Santo; aplicando em nós a obra de Cristo nos lava e
nos purifica de
todo pecado”. João Batista afirma “Eu vos batizo com água, ( rito de
purificação ) mas após mim vem um que é maior do que eu..., ele
vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo...” LUCAS 3: 16. O profeta
JOEL 2: 28, 29: “derramarei do meu Espírito sobre toda carne”. O Espírito
purificador foi derramado, se a realidade foi derramada logo o símbolo também
pode ser. Se o mesmo verbo é usado
nos dois batismos, por que com o
Espírito é derramar, mas com água é “imergir”?
Por que esta tentativa de mudança? Se o texto original diz “Com!”, que neste caso é uma conjunção que
indica modo, forma; e com jamais significaria
“dentro de”, que
daria a ideia de imersão, e sim
usando água, “derramando
água”. Por isso,
esta tentativa de salvar o
sentido desejado, em lugar
do sentido original, que é “derramar água”, “com água” e não “em água”.
O símbolo, o batismo “com água”, traz a ideia da realidade que é o batismo “com
Espírito Santo”.
29)Em
ATOS Pedro, neste passo, lembra-se do batismo de João. Um
fato lógico e evidente: 10: 31- 45 Pedro dava testemunho na casa de Cornélio: “Enquanto Pedro ainda falava
estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos
os que ouviam a palavra.
Admiraram os cristãos que eram da
circuncisão, quando vieram com Pedro, porque também sobre os
gentios foi derramado
o dom do Espírito Santo...”. E 11: 15- 16 “Quando,
porém comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre Eles, como
também sobre nós no princípio.
Lembrei-me da palavra do senhor,
como disse: João, na verdade batizou com água, mas vós
sereis batizados com o
Espírito Santo”.
30)Porque se o batismo com Espírito Santo, foi por aspersão,
“com o Espírito”, como “com água”
pode significar imersão,
se “com o Espírito Santo” significa derramar,
aspersão? ATOS 1: 5, “Vós sereis batizados com Espírito Santo”, e ISAIAS 32:
15, “Até que se “derrame sobre nós” o espírito lá do alto”.
31)O
modo dos
judeus se purificarem
era por “aspersão”, derramamento, e significa purificar.
Os judeus aspergiam as pessoas, os vasos, utensílios e o próprio
santuário, HEBREUS 9: 19- 21. E isto simbolizava a purificação do Espírito
Santo. Em JOÃO 2: 6, lemos, “Ora estavam
ali colocadas seis talhas de pedra, que
os judeus usavam nas purificações”. Na bíblia não vemos multidões de cristãos indo
ao rio para ser batizadas pelos discípulos, não fala de tanque, nem
batistérios.
32)Os
rituais de purificação dos judeus nos trazem alguma luz aos fatos. Assim como o
cordeiro era um tipo de Cristo, o batismo com água tipifica o batismo com o
Espírito santo.
33)Vejamos
ISAIAS 44: 3, “Derramarei água sobre o sedento, derramarei o meu Espírito
sobre a
sua posteridade, e a minha
benção sob os
teus descendentes”, etc. João
Batista disse: “Para que ele fosse manifesto a
Israel, é que eu vim batizando
com água”. Manifestado como? Que tipos era comum aos israelitas? 1 PEDRO 1: 2,
diz, "Para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo”. Por que
se mudaria a forma do ritual, quando a realidade ritualística judaica requer
aspersão? ISAIAS 52: 15, diz: “Ele
borrifará muitas nações”. Isto denota a
forma clara dos ritos purificadores dos
israelitas, aspergindo ou
batizando “com água”. E significa
que o Cristo purificaria as nações.
Se isso ainda não for suficiente para mostrar a relação
do batismo com
água com o batismo com o Espírito Santo (“derramarei” e “desceu sobre
eles”), está difícil. Sepultados e batismo não
tem relação; sepultamento significa morrer com Cristo , se converter, e
não batizar.
Bom dia Ailton Lima. Muito proveitoso esse trabalho de informação, obrigado foi muito util pra mim.
ResponderExcluirMeu Deus que explicação maravilhosa. Obrigada
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