terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O SIGNIFICADO DA PALAVRA BATISMO NOS IDIOMAS ORIGINAIS DA BÍBLIA.



1)O termo é a transliteração do grego "βαπτισμω" (baptismō) para o latim (baptismo), conforme se vê na Vulgata em COLOSSENSES 2:12. Este substantivo também se apresenta como "βαπτισμα" (baptisma) e "βαπτισμός" (baptismós), sendo derivado do verbo "βαπτίζω" (baptizō), o qual significa: "batizar", "imergir", "banhar", "lavar", "purificar, "salvar", "derramar", livrar, "cobrir" ou "tingir", conforme utilizado no Novo Testamento e na Septuaginta.
2)O batismo é o sinal visível da graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pela qual (graça) nos tornamos participantes da comunhão do Espírito Santo e herdeiros da vida eterna. O batismo substituiu, na nova aliança em Cristo, o sinal do pacto com Deus que a circuncisão representou no Antigo Testamento. (COLOSSENSES 2: 11- 12)

3)QUAIS AS FORMAS DE BATISMO?
ESCLARECIMENTO MELHOR: Como já vimos, a palavra batismo vem da palavra grega "βαπτίζω" (baptizō). Conforme o seu uso no grego, quer dizer “imergir”. No entanto, um estudo minucioso de teólogos sérios, observaram que, tanto a palavra “baptizō”, quanto outras palavras, assumem diferentes sentidos, conforme o uso e o contexto. EXEMPLO: Os imersionistas argumentam que a narrativa do batismo de Jesus (MATEUS 3: 16 e MARCOS 1: 9-10), que diz “no rio Jordão” e “ao sair da água”, indica que o batismo foi imersão. No entanto, vemos que o uso judeu de “baptizō” tem um sentido diferente quando usado em LUCAS 11. 37- 39, que faz referência a lavagem cerimonial das mãos. O mesmo pode-se dizer da narrativa de MARCOS 7: 1- 7 com referência à lavagem de copos, jarros e vasos no versículo 4. Ora, lavar e mergulhar são coisas bem distintas. E a palavra aqui é batizar: as mãos, batizar copos, jarros, vasos e camas.

4)Observe que, o derramamento do Espírito Santo sem nem uma gota d,água, é um batismo, MATEUS 3: 11. ATOS 1: 5.

5)Observe também, que, os israelitas (os judeus), foram batizados em Moisés na nuvem e no mar; talvez sem molhar nem os pés, 1 CORÍNTIOS 10: 1, 2. ÊXODO 14: 15- 31. Os egípcios quem foram cobertos com água, e não significa batismo.

6)Em MARCOS 7: 4, onde o termo não representa o baptismo cristão, o verbo é traduzido em diferentes versões da Bíblia, por: lavar, limpar, aspergir, ou batizar.

7)O batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao baptizando a bênção e a graça de Deus.  O baptismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também é necessário para a salvação.

8)Em algumas denominações o baptismo é dado às crianças (baptismo infantil), e a convertidos adultos que não tenham sido antes baptizados.

 9)Batizam crianças, as vezes não porque consideram ou acreditam na condição de criança pagã, pelo contrário, considerando que qualquer criança, antes da idade da razão, é salva, mas porque tem consciência de que o batismo infantil é uma consagração da criança a Deus e significa a entrada da criança como participante da comunidade de fé, que é a Igreja, como era a circuncisão para as crianças de Israel. Cuidam da educação religiosa das crianças, porque não as levar ao altar de Deus para um pacto como o batismo? Assim faziam os judeus; não era membro do povo de Deus quem não trouxesse na carne o sinal da aliança, representada pela circuncisão. Como muitas Igrejas fazem  apresentação das crianças, porque não batizá-las? Pois é pacto,  sinal da aliança com Deus.
10)Ora, se o batismo substitui, na nova aliança em Cristo, o sinal do pacto com Deus que a circuncisão representou no Antigo Testamento (COLOSSENSES  2: 11- 12), e se Deus manda em GÊNESIS 17: 9, 14 Abraão circuncidar todos os machos no oitavo dia, podemos concluir que com a substituição deste ritual de iniciação no Cristianismo, e acima de tudo com a valorização do sexo feminino, também salientada por Cristo, vemos que, não mas somente os machos, mas, machos e fêmeas, passam a gozar do privilégio desta maravilhosa experiência.
11)No tempo das comunidades cristãs, vários textos mostram que os convertidos levavam sua família para ingressarem juntos na fé em Cristo. Vejamos alguns exemplos:
 12)ATOS 16: 15 – Lídia ao se converter foi batizada juntamente com toda “sua casa”;
 13)ATOS 16: 33 – O carcereiro se converte e o texto diz que foi batizado ele e “todos os seus”;
14)I CORÍNTIOS. 1: 16 – Estéfanes e toda sua casa foram batizadas por Paulo;
 15)ATOS 18: 8 – Crispo o chefe da Sinagoga de Corinto, foi batizado com toda sua família.
Não há prova de que, não existiam crianças sendo batizadas
 16)"O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome de Deus (Jesus), Pai, Filho e Espírito Santo). O Baptismo significa imergir na plenitude, na morte de Cristo, e ressurgir com Ele como «nova criatura». O baptismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas pelo pecado. Possibilita aos baptizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também as virtudes  e os dons do Espírito Santo. Uma vez baptizado, o cristão é para sempre um filho de Deus, pertence para sempre a Cristo. Algumas Igrejas insistem no baptismo às crianças porque tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus 4, isto faz com que as pessoas não têm o direito de durante seu crescimento pecar novamente já que Jesus Cristo não voltará a terra para novamente morrer na cruz e dar-lhes o direito de ser perdoados. Ainda segundo algumas denominações, embora o baptismo seja fundamental para a salvação, todos aqueles que morrem por causa da fé (baptismo de sangue), [...] todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Baptismo de desejo), conseguem obter a salvação sem serem baptizados, porque Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem baptizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita” .
17)Muitos cristãos novos têm se filiado às igrejas imercionistas simplesmente porque  não  compreenderam  o  significado pleno do batismo “com água”. A  defesa  deste  tipo  de  batismo  provém  de uma má compreensão de  algumas  afirmações  bíblicas como: “desceram à água, batizados no rio  Jordão,  sepultados  com  Cristo, muitas águas...”; expressões que parecem  significar  imersão  na água, para  aqueles  que  não  estudaram  a bíblia em sua  verdadeira luz e significado.
18)Muitos não sabem  que o batismo tinha sido ministrado por aspersão e derramamento antes de João Batista nascer.  Não sabem que a “lei e os profetas” requer a aspersão e derramamento como forma de batizar. Não sabem que o lugar em que o eunuco foi batizado era deserto  e  não  havia  rio  ali.  Não sabem  que “sepultado com Cristo” significa  literalmente  sepultado com ele “na morte”, e não na água. Não sabem  que  “no  Jordão”  tem  o mesmo significado que “na Galileia”, “em Samaria”. Não sabem que “muitas águas” em grego significa “muitas fontes” e não muita água (volume).
 19)Batismo, o Sinal da Aliança da Graça.
 O Batismo é o sinal visível, da graça invisível na aliança “concerto, pacto” com  Abraão e  seus filhos na fé. É um sinal externo, de um concerto eterno, com o Deus eterno.
 20)Primeiro vem  a  graça,  pela  operação interna do Espírito Santo,  depois  a  aplicação de seu símbolo externo, o ato do batismo com água.
 21)“Cremos e confessamos  que  Jesus Cristo, o qual é “o fim da lei” (ROMANOS. 10:  4),  derramou  seu  sangue,  acabou com qualquer outro derramamento de  sangue  que se possa ou queira realizar para a propiciação e santificação  dos  pecados.  Tendo  abolido a circuncisão, que se praticava com sangue, e era feita somente nos homens, ele instituiu em lugar dela o sacramento do batismo, para homens e mulheres”.
22)“Por isso, Cristo mandou batizar todos os seus “em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (MATEUS 28: 19). Dessa forma, ele nos da a entender que assim  como  a água tira a impureza do nosso corpo, quando derramada  em  nós...  , assim o sangue de Cristo, através do Espírito Santo,  lava  a  alma, purificando-a e limpando-a de todas as impurezas e iniquidades...”. “Por isso, cremos que quem quer entrar na vida eterna, deve ser batizado uma  só  vez.  O batismo não precisa ser repetido, porque também não podemos nascer  duas  vezes  e  porque  esse batismo tem utilidade não somente no momento em que o recebemos, mas durante a vida inteira”.
 23)Estamos completamente e claramente convencidos de que o derramamento ou aspersão com água sobre uma pessoa em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, não batismo pagão.
 24)As fontes batismais que ainda se encontram entre as ruínas das igrejas mais antigas na palestina, e que remontam a tempos  muito  primitivos,  não  são  suficientemente  grandes  de modo a   admitir  o  batismo por imersão de uma pessoa adulta; e obviamente jamais foram designadas para este uso.
25)No Velho Testamento, a única Bíblia que os profetas,  João  Batista,  Jesus  e os apóstolos possuíam, não há uma única passagem nas escrituras, quer no Velho quer no Novo testamento, que prove a imersão modo errado de batizar; que a imersão simboliza o que Deus e o Filho do Homem pretendiam.
 26)Deus mandou Moisés aspergir água como símbolo de purificação, e por toda  a  era  profética  os  profetas  ensinaram e praticaram a aspersão, porque João mudaria isso?
 27)Os que praticam a imersão crêem que o Batismo representa o sepultamento e a ressurreição  de  Cristo.  Com base no fato da purificação dos pecados em ISAÍAS 43: 25, que  é  em  nós  aplicado  pelo  Espírito  Santo. Nós cremos, que está  mais  relacionado  com  a obra do Espírito Santo, que opera em nós a purificação dos pecados.
 28)“O batismo com Espírito Santo; aplicando em nós a obra de Cristo nos lava e nos  purifica  de  todo pecado”. João Batista afirma “Eu vos batizo com água, ( rito de purificação ) mas após mim vem um que é maior do que eu...,  ele  vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo...” LUCAS 3: 16. O profeta JOEL 2: 28, 29: “derramarei do meu Espírito sobre toda carne”. O Espírito purificador foi derramado, se a realidade foi derramada logo o símbolo também pode ser.  Se o mesmo verbo é usado nos  dois batismos, por que com o Espírito é derramar, mas com água é “imergir”?  Por que esta tentativa de mudança? Se o texto original diz  “Com!”, que neste caso é uma conjunção que indica modo, forma; e com   jamais  significaria  “dentro  de”,  que  daria  a ideia de imersão, e sim usando  água,  “derramando  água”.  Por  isso,  esta  tentativa de salvar o sentido  desejado, em  lugar  do sentido original, que é “derramar água”, “com água” e não “em água”. O símbolo, o batismo “com água”, traz a ideia da realidade que é o batismo “com Espírito Santo”.
 29)Em ATOS Pedro, neste passo, lembra-se do batismo de João.  Um  fato lógico e evidente: 10: 31- 45 Pedro dava testemunho na casa  de Cornélio: “Enquanto Pedro ainda falava estas coisas, desceu o  Espírito  Santo  sobre  todos  os  que ouviam a palavra. Admiraram os cristãos que  eram da circuncisão, quando vieram com Pedro, porque também sobre  os  gentios  foi  derramado  o  dom  do Espírito Santo...”. E 11: 15- 16  “Quando,  porém comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre Eles,  como  também  sobre  nós  no  princípio.  Lembrei-me da palavra do senhor,  como  disse:  João, na verdade batizou com água, mas vós sereis batizados  com  o  Espírito  Santo”.
30)Porque se o batismo com Espírito Santo, foi por aspersão, “com o Espírito”, como “com água”  pode  significar  imersão,  se  “com  o Espírito Santo” significa derramar, aspersão? ATOS 1: 5, “Vós sereis batizados com Espírito Santo”, e ISAIAS 32: 15, “Até que se “derrame sobre nós” o espírito lá do alto”.
 31)O modo  dos  judeus  se  purificarem  era por “aspersão”, derramamento, e significa  purificar.   Os judeus aspergiam as pessoas, os vasos, utensílios e o próprio santuário, HEBREUS 9: 19- 21. E isto simbolizava a purificação do Espírito Santo.  Em JOÃO 2: 6, lemos, “Ora estavam ali colocadas seis  talhas de pedra, que os judeus usavam nas purificações”. Na bíblia não vemos multidões de cristãos indo ao rio para ser batizadas pelos discípulos, não fala de tanque, nem batistérios.
 32)Os rituais de purificação dos judeus nos trazem alguma luz aos fatos. Assim como o cordeiro era um tipo de Cristo, o batismo com água tipifica o batismo com o Espírito santo.
 33)Vejamos ISAIAS 44: 3, “Derramarei água sobre o sedento, derramarei o meu Espírito sobre  a  sua  posteridade, e a  minha  benção  sob  os  teus descendentes”, etc.  João Batista disse: “Para que ele fosse manifesto a  Israel, é que  eu vim batizando com água”. Manifestado como? Que tipos era comum aos israelitas? 1 PEDRO 1: 2, diz, "Para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo”. Por que se mudaria a forma do ritual, quando a realidade ritualística judaica requer aspersão?  ISAIAS 52: 15, diz: “Ele borrifará muitas nações”.   Isto denota a forma clara dos ritos purificadores dos  israelitas,  aspergindo  ou  batizando  “com água”. E significa que o Cristo purificaria as nações.
Se isso ainda não for suficiente para mostrar a  relação  do  batismo  com  água com o batismo com o Espírito Santo (“derramarei” e “desceu sobre eles”), está difícil.  Sepultados e batismo  não  tem relação; sepultamento significa morrer com Cristo , se converter, e não batizar.

2 comentários:

  1. Bom dia Ailton Lima. Muito proveitoso esse trabalho de informação, obrigado foi muito util pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus que explicação maravilhosa. Obrigada

    ResponderExcluir